domingo, 3 de janeiro de 2010

Sabia Que…..? O Beija-flor ou Colibri…

 

Os indígenas deram nomes muito sugestivos para os beija-flores, que descreviam com perfeição esses pássaros encantadores:
Para os índios Caraíbas, eles eram os “colibris”, que significa “área resplandecente”;
Os Tupis os baptizaram de “guainumbis”, ou seja, “pássaros cintilantes”;
Já para os índios Guaranis, os beija-flores eram os “mainumbis”, isto é, “aqueles que encantam, junto à flor, com sua luz e esplendor”.

Uma característica pouco conhecida do beija-flor é o seu canto. Durante algum tempo pensou-se que não tinham nenhum som característico. É que os sons emitidos pelos beija-flores são muito agudos e rápidos. Por isso o ouvido humano quase não os consegue escutar.

Em espécies mais pequenas, a velocidade do batimento das asas chega a ser de 90 batidas por segundo. Mal se vêem as asas mexer de tão rápido que batem! Até há casos em que estes beija-flores pequeninos parecem um insecto grande. É claro que as espécies maiores batem as asas mais lentamente.

O maior beija-flor que existe é o Patagona Gigas da Colômbia, com mais de 15 cm. É o mais lento também, com 2 vibrações de asa por segundo.

Algumas espécies de beija-flores são tão pequenas que medem menos de 7 cm e podem pesar menos de 2 g (nota: uma folha de papel comum A4 pesa 4 g).

O beija-flor gasta muita energia para voar tão rápido, por isso alimenta-se do néctar das flores doces (para se abastecerem de açúcar), micro-insectos e micro-aracnídeos.

O beija-flor é o único pássaro que pára no ar, voa para trás, para cima, em movimento circular, em parafuso e em cambalhota! Tudo isso graças à sua velocidade de batimento das asas e também por causa da sua pequena estatura.

Na natureza esta pequena ave vive entre 6 a 8 anos. Os seus ovos demoram cerca de três semanas a eclodir e nascem, em média, duas crias por ano.

Bom, é caso para dizer que esta ave tão pequenina é mesmo Fascinante !!!!!

2 comentários:

  1. Linda e maravilhosa ave. Tudo nela é lindo, maravilhoso. Leve, colorida, parece tirada de um livro de estórias de encantar.

    ResponderEliminar
  2. Um dos pássaros mais belo que já vi, ainda mais quando elas embelezavam o teto de nossos lares com seus ninhos,suas pequenas casas, era a alegria da casa no interior...

    ResponderEliminar